Aos 77 anos de idade, Otília lançou sua marca de chinelos ecológicos feitos de cânhamo

2


 

Quando pensamos em uma inicialização que produz tênis modernos à base de cânhamo, a última imagem que nos vem à mente é a de Maria Otília. Aos 77 anos, esta avó portuguesa ajudou seu neto a lançar 8000Kicks, uma marca vegana e sustentável que chegou ao mercado em maio de 2019.

Tudo começou quando Bernardo Carreira, 27 anos, retornou de Londres, Reino Unido, em 2018, onde estava trabalhando em uma empresa de telecomunicações. De volta à sua terra natal, Minde, uma pequena cidade no distrito de Santarém, ele teve a idéia de criar seu próprio negócio e sua avó acabou se tornando a parceira perfeita.



Com mais de 50 anos de experiência na manufatura têxtil, Maria Otília uniu-se à idéia incomum do neto de criar tênis a partir do cânhamo.



O cânhamo tem inúmeros benefícios ecológicos:

Para produzi-lo, utiliza-se cinco vezes menos água do que a necessária para o cultivo do algodão e não são necessários pesticidas ou herbicidas para cultivá-lo. O cânhamo absorve CO2 da atmosfera e limpa o solo, "alguns dizem que ele pode ser plantado até 14 vezes no mesmo solo sem danificá-lo", acrescenta Bernardo.



Processo:

Os longos meses de desenvolvimento começaram em agosto de 2018, com as primeiras propostas chegando ao público em maio de 2019, apoiadas por uma campanha de financiamento da multidão, na qual conseguiram levantar cerca de 214 mil euros. Começou chamando-se DopeKicks, mas eles mudaram seu nome para 8000Kicks e por isso a marca quer se dar a conhecer.

De acordo com seu neto, nada teria sido possível sem Maria Otília ao seu lado. "Desde a fase de protótipo até a produção e até 'puxar os ouvidos dos gerentes da fábrica' quando eles não estavam fazendo um bom trabalho", diz ele.



Levou meses de viagens ao redor do mundo para escolher os melhores fornecedores para garantir um tecido premium, forte, flexível e durável que seja completamente resistente à água e ao pó. Os sapatos 8000Kicks também têm as primeiras palmilhas de cânhamo do mundo. As solas leves e altamente flexíveis são feitas de algas colhidas em águas onde sua presença ameaça os ecossistemas marinhos.


Todos os materiais utilizados na produção são vegetarianos e ecológicos. As propostas do 8000Kicks só estão disponíveis para venda no site oficial.

Talvez você goste destas postagens

2 comentários

  1. Excelente, pena que o preço está fora da realidade de muitos mas, com o tempo quem sabe torne-se acecivel.

    ResponderExcluir