Estes 5 produtos são impossíveis de serem reciclados, mas eles continuam a vendê-los para você.

0

 A comercialização destes produtos representa um grande problema para o planeta.


Grandes corporações convenceram a todos de que o único problema que temos é o plástico, e que podemos controlá-lo desde que seja reciclado. Mas não é assim, existem várias marcas que utilizam materiais para vender seus produtos que são praticamente impossíveis de serem reciclados.


Isto acontece quando o plástico é misturado com outros materiais, tais como metais, colas ou corantes, o que dificulta a reutilização, mesmo que seja submetido a processos químicos, não é possível separar os materiais.


As empresas pouco ou nada se importam com isso, preferem embalagens com essas características, procurando se destacar de outros produtos, para torná-los mais comerciais sem se preocupar com a capacidade desse material de reciclá-lo.


Esta lista da GreenPeace reúne alguns dos exemplos de produtos que não podem ser reciclados, mas que ainda estão sendo vendidos.


Tubos de pasta de dente 



As caixas nas quais entram as pastas de dente são 100% recicláveis desde que não tenham nenhum laminado plástico.

Mas isto não acontece com tubos de pasta de dente, pois eles têm vários laminados e em alguns casos: alumínio.

Ao unir diferentes tipos de plástico em um produto, é impossível reciclá-lo, já que cada plástico tem um tratamento diferente e não é possível separá-los para reciclagem.

Isqueiros descartáveis


Este produto como um todo não pode ser reciclado. Somente alguns materiais metálicos individuais podem ser reutilizados.

O corpo e a base destes produtos são feitos principalmente de plástico, a cabeça é feita de aço e a pedra de fricção é feita de arame de aço serrilhado temperado.

Sacos de fritura



Eles não podem ser reciclados, pois são feitos de alumínio com PVC.
Os plásticos de PVC são um dos plásticos mais difíceis de recuperar e exigem processos químicos e tecnológicos complexos. A maioria dos processadores não os recebe porque não são recuperáveis, além disso, eles têm que assumir o custo de transporte, classificação e separação, o que significa que geralmente acabam em aterros sanitários ou aterros municipais, sem qualquer tipo de tratamento.

Embalagens plásticas para alimentos

As embalagens de biscoitos ou pães não especificam o tipo de plástico em que são embalados, o que torna muito difícil a reciclagem.

Embalagens coloridas ou com impressão em tela 
Este tipo de embalagem é utilizado por algumas marcas de bebidas energéticas que possuem logotipos impressos em tela; algumas mudam a cor da garrafa para simular cores mais exóticas em seus líquidos, tornando impossível a reutilização.

Para uma fácil reutilização do PET, ele deve ser limpo sem tampas metálicas ou etiquetas. É necessário remover tampas, tampas, alumínio ou etiquetas atomizadas para que possa ser reciclado.

Em países como o México, apenas 6% dos resíduos são reutilizados, principalmente devido à falta de infra-estrutura e à baixa rentabilidade da reciclagem desses produtos.

É importante que os produtores e toda a cadeia de mercado criem novas alternativas levando em conta os critérios de reciclagem e reutilização das embalagens.

É importante que os políticos e agências governamentais estejam se preocupando cada vez mais com isso, permitindo a criação de projetos de lei que proíbam a produção e distribuição de plásticos de uso único.

Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário