A China construiu uma usina de energia solar na forma de um panda

0


 

Porque cuidar do planeta não precisa ser entediante.


As autoridades chinesas se concentraram nos últimos anos na energia: de ser um dos países mais poluidores do planeta, com centenas de usinas elétricas alimentadas a carvão espalhadas pelo país, a liderar a revolução verde para proteger o mundo.


Não é segredo que a China tem usado o panda como uma forma de estender seus interesses geopolíticos e econômicos pelo mundo. A diplomacia do panda é articulada de várias maneiras: desde empréstimos de ursos a zoológicos ao redor do mundo até usinas de energia solar desenhadas na forma de um panda.



Esta usina de energia solar está localizada em Datong, a oeste de Pequim. Embora a imagem acima seja uma montagem, o que levou alguns meios de comunicação a duvidar da veracidade das informações, o projeto é real. O site Snopes conseguiu obter uma fotografia aérea que, embora pareça muito menos espetacular, mostra como a planta solar tem realmente o formato de um panda.


De acordo com as autoridades locais, o projeto da usina visa interessar as crianças pelas energias do futuro e como podemos gerar eletricidade sem afetar o planeta nesse meio tempo. O complexo tem uma capacidade instalada de 50MW.



Como esperado, o esboço feito por um dos designers contratados pela empresa e o resultado final diferem bastante. Grande parte da responsabilidade cabe às delicadas placas fotovoltaicas utilizadas em todas as usinas do mundo: elas devem ser escuras para capturar melhor a luz solar, o que limita sua capacidade artística.

A China já responde por 25% da produção mundial de eletricidade via painéis fotovoltaicos, e dobrou sua capacidade instalada entre 2015 e 2016. Eles também têm as duas maiores usinas solares do mundo.


Outro esboço para outra planta solar em forma de panda, desta vez em Fiji.

A China está dando um exemplo para que outras nações inovem em questões ecológicas.



Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário