Uma ciclovia feita de resíduos plásticos? Sim, o Bosque de Chapultepec o está estreando

0


 O Bosque de Chapultepec abriu a terceira ciclovia do mundo e a primeira da América Latina 'pavimentada' com garrafas plásticas. É uma colaboração entre a PlasticRoad holandesa, Orbia (antiga Mexichem) e o Ministério do Meio Ambiente da Cidade do México.


Esta PlasticRoad é uma ciclovia localizada na segunda seção da Floresta Chapultepec feita com 1.000 quilos de resíduos plásticos, equivalente a meio milhão de tampas de garrafas, o que permite, entre outras coisas, a coleta da água da chuva.


Além de reduzir os custos de manutenção, esta ciclovia de plástico contribui para a gestão da água da chuva na Cidade do México, pois tem a capacidade de armazená-la e drená-la.

Seu projeto modular permite a captação de água da chuva. Foto: Especial.

"O projeto modular da PlasticRoad permite o armazenamento temporário de água e também sua drenagem, tornando-a ideal para promover o armazenamento de água durante a estação chuvosa extrema e evitar inundações", as três entidades mencionadas em uma declaração conjunta.


O primeiro piloto desta ciclovia plástica, projetada para armazenamento e drenagem de água, foi lançado em setembro de 2018 como uma ciclovia de 30 metros em Zwolle, na Holanda. Em novembro de 2018, o segundo piloto foi construído em Giethoorn, na Holanda.

Após mais de dois anos de uso monitorado e desenvolvimento contínuo do projeto para amplas aplicações industriais, a PlasticRoad foi instalada em um terceiro local: Cidade do México, o primeiro fora da Holanda.


A Secretária do Meio Ambiente da Cidade do México, Marina Robles García, descreveu esta ciclovia plástica como uma "iniciativa que combina a idéia de buscar a mobilidade sustentável na cidade com a idéia também de reciclar plásticos, convertendo-os em materiais reutilizáveis e construindo nova infra-estrutura para a cidade".

A trilha plástica está localizada na segunda seção da Floresta Chapultepec. Foto: Especial.

Por sua vez, o Secretário de Mobilidade da capital, Andrés Lajous Loaeza, disse que os benefícios da PlasticRoad da Floresta Chapultepec são que "reduz a probabilidade de poças, reduz as necessidades de manutenção e pode dar uma viagem mais confortável e segura".


O presidente do Conselho de Administração da Orbia, Juan Pablo del Valle, considerou que "com o lançamento do PlasticRoad na Cidade do México, abrem-se possibilidades para um futuro mais limpo e mais verde Estamos orgulhosos de poder dar estes primeiros passos, em aliança com nossas autoridades locais, na cidade onde Orbia nasceu".


Sameer Bharadwaj, CEO da Orbia, disse: "Na Orbia, trabalhamos na interseção de materiais básicos e avançados e soluções de infra-estrutura para a vida elétrica em todo o mundo. Em parceria com o governo local, Semovi e Sedema, estamos orgulhosos de inaugurar a PlasticRoad na Cidade do México e apoiar esta incrível capital global e seus cidadãos no caminho da resiliência".

A este respeito, o diretor administrativo da PlasticRoad, Eric Kievit, salientou que "nosso terceiro piloto no México é uma oportunidade de testar nosso produto sob diferentes condições climáticas, o que nos fornecerá informações importantes para, no futuro, explorar mercados internacionais fora de nosso país de origem, a Holanda".


Amanco Wavin, da marca Wavin e parte da comunidade de empresas Orbia, supervisionou a instalação do piloto Bosque de Chapultepec PlasticRoad e será responsável pela coordenação dos serviços de manutenção e controle técnico. Com base nos dois primeiros pilotos da PlasticRoad na Holanda, a PlasticRoad está se preparando para um lançamento comercial nos próximos meses.

Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário